• Laudo de avaliação de imóvel: o que é, para que serve e como é feito

    Antes de comprar ou vender um imóvel, como um terreno, casa ou apartamento, é crucial conhecer o seu preço real no mercado imobiliário. Mas como fazer isso?

    Para determinar o valor real de um imóvel no mercado, existem especialistas que realizam o chamado laudo de avaliação de imóvel. Este documento expressa um valor de mercado baseado em diversos detalhes analisados na propriedade. O laudo de avaliação deve ser elaborado por engenheiros ou arquitetos e não é apenas útil na compra ou venda de uma propriedade, mas também em processos judiciais.

  • O que é o laudo de avaliação de imóvel?

    O laudo de avaliação de imóvel é o principal documento da avaliação imobiliária, uma análise geral que visa revelar os custos que um possível comprador ou inquilino pode ter. Esse documento foi criado com base nas Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Sistema CONFEA-CREA, Diretrizes do Instituto Brasileiro de Perícias de Engenharia (IBAPE) e Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS). Para elaborar o laudo de avaliação, o profissional responsável precisa aplicar técnicas baseadas na NBR 14653, da ABNT.

    A NBR 14653 é dividida em procedimentos gerais, imóveis urbanos, imóveis rurais, empreendimentos, máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral, recursos naturais e ambientais, e bens de patrimônio histórico e artístico. Em suma, a primeira parte da norma aborda questões referentes a todos os tipos de bens, enquanto as outras partes tratam de características específicas de cada um. O relatório só é considerado válido quando o profissional responsável pela análise respeita todas as regras identificadas.

  • Critérios utilizados na avaliação

    Seguindo as regras estabelecidas pela ABNT, o responsável pelo laudo de avaliação de imóvel considera diversos pontos relacionados ao imóvel para definir um valor real para o produto. Abaixo, confira alguns itens considerados no laudo de avaliação:

    • Localização
    • Acabamento
    • Documentação
    • Revestimento
    • Fachada
  • Qual é a importância do laudo de avaliação de imóvel?

    O laudo de avaliação de imóvel determina o valor real de uma propriedade para um objetivo específico, em uma data e situação determinadas, após os profissionais responsáveis pela avaliação analisarem todos os itens mencionados acima. Para tratativas de compra e venda de um imóvel, por exemplo, é imprescindível ter em mãos o laudo de avaliação – a análise de um profissional especializado é de suma importância para a negociação. Além disso, o laudo é fundamental em processos judiciais que envolvem o imóvel.

    Em casos de compra e venda, o laudo de avaliação de imóvel é solicitado quando há terceiros envolvidos, como bancos que concedem financiamentos. Para um banco, a análise é crucial, pois oferece segurança à instituição, sendo a garantia de que a propriedade cobrirá a dívida, caso o comprador não o faça em dinheiro. O laudo de avaliação também é exigido em negociações diretas, quando o comprador quer verificar se o valor exigido pelo vendedor está de acordo com o valor expresso na análise do imóvel.

  • Quando é necessário fazer a avaliação?

    Considerando que a análise imobiliária é a maneira mais confiável de estabelecer o valor real de um imóvel, este processo é fundamental em diversas situações. O laudo de avaliação de imóvel apresenta todos os detalhes responsáveis pelo valor expresso no documento, como características internas do imóvel, entornos e pesquisas de propriedades semelhantes na mesma região. Além disso, destaca o mercado imobiliário no qual a propriedade se encontra e o atual cenário econômico.

    Portanto, o serviço prestado por profissionais de engenharia e arquitetura é necessário em casos de compra e venda de imóvel, processos judiciais envolvendo a propriedade e outras situações como heranças, divórcios, desapropriações, incorporações, fusões, cisões ou dissoluções de sociedades em empresas privadas, entre outros processos.